Ir para WhatsApp
Pele Mista – Quais são as características e os cuidados com esse tipo de pele?

Pele Mista – Quais são as características e os cuidados com esse tipo de pele?

Nem seca, nem oleosa! A pele mista é uma das mais comuns que existem em todo o mundo e se trata daquelas pessoas que possuem uma oleosidade maior na famosa zona T, ou seja, testa, nariz e queixo, enquanto as bochechas e demais partes do rosto permanece ressecada.

Essa condição faz com que a pele reaja a qualquer pequena mudança de clima ou produto, podendo até mesmo ser um pouco mais propensa à acne, descamação, poros dilatados e sensibilidade, se não cuidada adequadamente.

O motivo disso acontecer pode variar muito, afinal, além das questões internas do nosso organismo, a pele também sofre muito com influências exteriores como o sol, a alimentação, o contato com a poluição, entre outros.

Normalmente, quem tem esse tipo de pele possui as glândulas sebáceas da região T mais ativa, o que faz com que a produção de sebo seja maior e, consequentemente, se torne oleosa. Porém, isso também pode ter influência direta do contato com o sol, da mão ou até mesmo do cabelo. Por exemplo, pessoas que utilizam franjinha, costumam sentir uma oleosidade maior na região da testa, mas isso não quer necessariamente dizer que ela tenha pele mista.

Também pode surgir por problemas hormonais ou até mesmo por uma rotina incorreta de skincare, por isso é sempre muito importante que antes de começar a usar qualquer produto, uma consulta com o dermatologista aconteça.

Cuidados com a pele

Cuidados com a pele

O primeiro passo para começar a cuidar da sua pele é entender que você precisa seguir passos e usar produtos específicos, normalmente, recomendados pelo especialista. Nem todo cosmético utilizado por uma amiga sua, vai ser bom pra você. Isso porque, mesmo que vocês tenham condições parecidas, o organismo é diferente.

A higienização é a primeira coisa que você vai fazer quando acordar, certo? Mas ela deve ser realizada duas vezes ao dia, uma quando acorda e uma antes de dormir. O tipo de sabonete que você deve usar precisa ser apropriado para remover o sebo, mas não necessariamente recomendado para peles oleosas.

Também recomendamos que você use água micelar ou demaquilante antes da higienização para ter certeza de que removeu todas as impurezas, proporcionando uma lavagem mais completa da derme.

Após isso, vamos para uma fase muito importante para quem tem pele mista: a tonificação.

Esses produtos conseguem agir tirando o que restou de sujeira da pele, ao mesmo tempo, em que controla a oleosidade, promove hidratação, previne a ação dos radicais livres e regula o Ph da pele. Mas a hidratação mesmo não pode ser deixada de lado! Depois que terminar de tonificar o rosto, use seu hidratante, ele irá ajudar a derme a reter água, que é exatamente o que ela precisa nesse momento.

Caso seja durante o dia, não se esqueça do protetor solar! Como você tem essa tendência de maior oleosidade na área T, você pode optar pelos protetores mais sequinhos, com menos brilho, mas não deixe de usar!

Outros ativos interessantes podem ser:

Cascas de laranja: esfolia e desobstrui os poros suavemente;

Argila amarela: estimula o colágeno, esfolia de maneira suave, equilibra a barreira de proteção e ilumina a pele;

Óleo de Jojoba: ajuda na hidratação e proteção da pele, evitando o ressecamento, sem tornar oleoso. Você pode fazer a esfoliação da pele normalmente, sendo no máximo duas vezes por semana, mas foque sempre nas áreas mais oleosas do seu rosto.

Fazer esse procedimento onde está ressecado pode machucar a proteção da derme e causar problemas ainda maiores, então tome cuidado!

Agora que você já sabe mais sobre esse tipo de pele, espero que sua rotina de cuidados comece, mas não se esqueça: conte sempre com o especialista.