A utilização dos fios de sustentação para tratamentos estéticos começou a ganhar força no início dos anos 2000, com a introdução de fios permanentes no mercado. Porém, como todo procedimento em estado inicial, os fios permanentes começaram a causar efeitos colaterais indesejados às pacientes e, por isso, foram deixados de lado pelos profissionais que buscaram encontrar uma nova forma, mais segura eficiente, para realizar esse tipo de tratamento.
Dessa forma, após diversos estudos e testes de eficiência, foram criados os fios de sustentação absorvíveis, feitos de polidioxanona, popularmente conhecida como PDO. A polidioxanona é uma substancia sintética e biodegradável utilizada por cirurgiões urologistas, gastroenterologistas e oftalmologistas. E agora amplamente utilizado na área estética para rejuvenescimento facial.
Como é a ação do PDO na pele?
Ao inserir os fios de PDO na pele, causamos um pequeno trauma localizado durante o percurso da agulha, que promove uma separação mecânica dos tecidos locais e algumas lesões aos pequenos vasos sanguíneos da região. Ao causar o trauma, ele desencadeia um processo inflamatório imediato que acelera a produção de tecido reparador fibrocolagenoso.
Assim, a inflamação localizada, causada pela introdução da agulha, provoca a hidrólise dos fios de PDO, visando desintegrá-los do corpo em um processo que pode durar até 9 meses. Assim, ao ser totalmente desintegrado, no lugar do fio, é formado um tecido cicatricial composto por fibrina, elastina e colágeno, que melhora o aspecto da pele, proporciona sustentação e pode durar cerca de 18 a 24 meses.
Para quais tratamentos os fios de PDO são indicados?
- Flacidez Facial leve e média;
- Redução da Flacidez do pescoço;
- Tratamento de assimetria facial;
- Tratamento de linha de marionete
- Tratamento de flacidez das sobrancelhas
- Melhorar o contorno dos lábios;
- Melhorar a textura da pele;
- Melhorar rugas frontais;
- Melhorar o dorso nasal;
- Tratamento de bolsas mandibulares; e
- Pacientes que não podem passar por cirurgias;
Para saber exatamente qual usar em cada um desses tratamentos é necessário passar por uma avaliação completa com o profissional de biomedicina estética.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!