O amor é conhecido por ser um sentimento de afeição muito forte por outra pessoa. Mas, será que esse tipo de sentimento deve ser apenas direcionado a terceiros?
É verdade que, em meio a tantas coisas para fazer, pensamentos e obrigações, nós esqueçamos de amar a pessoa mais importante da nossa vida: nós mesmas. Mas isso não pode se tornar constante, afinal, o amor próprio é um dos principais responsáveis por nos fazer entender nossa importância no mundo e manter a saúde mental.
Cuidar do corpo e da mente, focando na sua saúde integral, é uma atividade que precisa fazer parte do seu dia a dia. Seja por meio de uma alimentação saudável, de uma atividade física, de um cuidado consigo mesma, de um banho relaxante ou até mesmo de uma noite bem dormida. Tudo isso, no final, faz muita diferença em nossos sentimentos e em como enxergamos nós mesmas.
O amor-próprio é um estado de contemplação própria. É se sentir importante, ter apreço pela sua vida e, principalmente, se colocar em primeiro lugar. Esse é o primeiro passo para o sustento de um autocuidado físico e emocional.
Você merece estar bem, você merece fazer o que gosta e você, definitivamente, merece pensar em si mesma e nas suas vontades, de vez em quando. Isso não te torna egoísta, muito pelo contrário, mostra que você reconhece a importância que você tem consigo mesma e com se sentir bem, independente do que os outros podem achar.
Se um dia você se sentir sozinha, ainda há profissional que podem te ajudar a trabalhar o bem-estar consigo mesma e mostrar que, às vezes, a melhor companhia que podemos ter é a nossa.
Pensando em tudo isso, vou citar três benefícios do amor-próprio, para que possamos ter uma visão mais ampla de como ele pode ser benéfico em todos os aspectos da sua vida.
1. Autoestima
O aumento da autoestima está ligado a forma como você se enxerga. Se você começa a se amar, ela aumenta e você começa a compreender que é digno de valorização, amor e respeito. Isso também colabora para não sermos afetados por opiniões negativas e termos uma visão mais positiva de nós mesmos. Desenvolve confiança, segurança e maior estabilidade emocional para superar todos os obstáculos da vida.
2. Resiliência
Trabalhar o emocional também é importante! Quando nos amamos e nos cuidados, somos capazes de enfrentar os problemas com uma visão mais positiva, desenvolvendo a habilidade de lidar com estresse e não se deixar afundar na tristeza.
3. Relacionamentos
Já ouviu aquela frase “Você primeiro precisa se amar, antes de amar outra pessoa”? Ela é verdade, afinal, se você não conseguir se sentir bem consigo mesma, dificilmente conseguirá entregar o melhor à outra pessoa. Quando desenvolvemos esse amor-próprio, nos tornamos mais positivos e queremos aproveitar cada pequeno detalhe da vida, principalmente com aqueles que nos valorizam de verdade.
Cuidar da sua mente é algo que deve acontecer todo dia, com passos de formiga, um de cada vez, sempre rumando em busca do melhor para você.
E é claro que isso envolve diversos fatores, como a aparência, as vivências, a relação com a família, entre outros fatores. Mas tudo, absolutamente tudo, pode ser resolvido de um jeito ou de outro. E, sempre que eu puder te ajudar, seja com um procedimento estético ou com uma simples massagem relaxante, eu o farei.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens no blog e nos siga nas redes socias.